Detecção de Interface Produto-Água
Com a realidade da escassez mundial de água a cada dia se tornando mais próxima e visível, muitas empresas têm se esforçado para economizar este precioso recurso em seus processos produtivos.
Um dos problemas mais comuns encontrados nas indústrias é a perda de produtos e consequente desperdício de água causada por problemas de detecção de interface. Em uma grande instalação de produção de alimentos por exemplo, o grande número de operações de comutação de produtos nas linhas de produção pode custar milhares de hectolitros de produtos e subprodutos a cada semana.
A recuperação destes produtos é essencial para a manutenção de um negócio rentável nos dias atuais. No entanto, os custos vão além do produto produzido em si. A água como meio de produção é uma “mercadoria” e tem um custo inerente para se obter e tratar. O produto e a água que vão desnecessariamente pelo ralo são grandes responsáveis pelo efluente da planta e aumentam os custos para tratá-lo. Assim, o controle das funções da interface da planta não apenas faz sentido economicamente, mas também é ambientalmente amigável.
A medição da interface de produtos, embora seja muitas vezes facilmente detectável por inspeção visual, esbarra em dificuldades de diversas naturezas, entre elas a falta de operador habilitado para esta tarefa ou mesmo sua ausência. Em outros casos, a interface não é visualmente identificável o que é um grande problema.
Existem técnicas de detecção on-line precisa da interface de processo, entre elas a fotometria de absorção que é hoje a técnica mais simples e mais eficaz disponível para reduzir as perdas de produtos. Um fotômetro de absorção instalado diretamente na linha de processo em pontos estratégicos pode economizar até 7 segundos por transição em relação a outras tecnologias de sensores, além da vantagem óbvia sobre um inspetor visual.
Entre os benefícios da Detecção de Interface – Produto/Água ou Produto/Produto estão:
- Aumento da qualidade do produto
- Rápida comutação do produto
- Redução da Perda do Produto
- Redução do Custo com Desperdício
- Melhoria do Controle do Processo
- Alto retorno do Investimento
Todos esses fatores contribuem para reduzir os custos e garantir a qualidade consistente do produto.
Por isto, esta é, sem sombra de dúvidas, uma das aplicações mais populares e a que garante a maior economia de água em processos de produção de líquidos, como em laticínios, cervejarias, indústrias de sucos, refrigerantes, bebidas à base de soja, entre outras.
Algumas aplicações típicas:
- Laticínios: Detecção da Interface Leite/Água, Creme/Água, Iogurte/Água
- Vinícolas: Detecção da Interface Vinho/Água, Água/Vinho
- Refrigerantes: Detecção da Interface Produto/Água, Água/Produto
- Suco de Frutas: Detecção da Interface Suco/Água
Cervejaria: Detecção das Interfaces Mosto/Cerveja; Cerveja/Água
Escrito por :Roberto Pedroso, Engº Aplicações Analíticas da Digitrol .
Quer saber mais? Escreva ou acesse:
https://digitrol.com.br/deteccao-de-interface-em-alimentos-e-bebidas/
roberto.pedroso@digitrol.com.br