Sensores de pressão para polímeros com Certificação SIL2, porque instalar um!

A medição de pressão de extrusão de plásticos é um aspecto importante no que diz respeito à segurança. É sabido que uma extrusora pode gerar altas pressões perigosíssimas, muitas vezes excedendo 700 bar. Se a extrusora não estiver equipada com um dispositivo de alívio de pressão (plug de ruptura) ou sensor de pressão, estas altas pressões podem arrancar o cabeçote da extrusora com alta velocidade. Além do óbvio dano patrimonial, qualquer pessoa no trajeto deste cabeçote seria  provavelmente ferida severamente e, infelizmente muitos acidentes sérios em consequência do acúmulo excessivo de pressão já ocorreram quando estas recomendações não foram seguidas.

Portanto, a instalação destes dispositivos de medição e alívio de pressão é altamente recomendada. Uma vez instalados é importante garantir que a medição da pressão esteja sendo feita de modo correto e o que o dispositivo seja preciso e confiável.

Faça a si mesmo estas perguntas:

O quanto você pode confiar no seu sensor de pressão?

Quais despesas você terá se a sua extrusora exceder a pressão recomendada?

Quantas horas de trabalho serão gastas na verificação de equipamentos que não funcionam?

Você já experimentou avarias devido a falha no sensor de pressão e quais foram os custos envolvidos? 

Para diminuir o risco, aumentar a segurança e ao mesmo tempo diminuir as horas gastas no monitoramento e verificação do funcionamento correto dos sensores de pressão, um sensor com certificação SIL é uma ótima recomendação. Mas afinal, o que é SIL?

A principal norma relacionada ao projeto de produtos para aplicações com requisitos de segurança funcional é a IEC 61508, que define os requisitos e procedimentos necessários para o desenvolvimento de produtos de segurança. A norma define níveis de segurança funcional (SIL1, SIL2, SIL3 e SIL4), sendo que cada nível é relacionado a uma taxa máxima de falhas perigosas toleráveis, onde SIL1 possui a maior e SIL4 a menor taxa de falhas admitidas. O que define o nível necessário para a aplicação é o grau de risco à integridade do patrimônio humano e físico. O SIL (Safety Integrity Level) ou Nível de Integridade de Segurança é uma medida da probabilidade de falha sob demanda. Quanto maior o número SIL, menor a chance de falha quando você precisar, portanto, um dispositivo SIL2 tem menos chance de falha sob demanda do que um dispositivo SIL1 ou SIL0.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
                                                                             Certificações SIL e seus riscos

O Sistema SIL simplificado

SIL1 – Nível inferior de garantia de que o produto medirá o tempo todo

SIL2 – Baixo risco estatístico de falha que você não conhece no produto

SIL3 – capacidade de medição redundante – um das principais diferenças entre SIL2 e SIL3.

SIL4 – Pouquíssimos instrumentos disponíveis no mercado, e exigências extremamente duras para serem certificados para isso.

 Ao instalar um sensor de pressão de massa de polímeros da Dynisco com certificado SIL, a instalação será certificada em relação à segurança e ao processo e, você poderá ter os seguintes benefícios

  •  Ajuda a melhorar a segurança geral da instalação;
  • Previne (ou) atenua as consequências que podem resultar em – perda de vida, lesões corporais, danos ao equipamento, perda de produção;
  • Auxilia no cumprimento das diretrizes governamentais atuais (ou) futuras sobre Saúde, Segurança e Ambiente.

Os sensores de pressão para polímeros da Dynisco possuem a Certificação SIL2.

Pense nisto quando for escolher o seu próximo sensor de pressão. Fale conosco!

 

#dynisco #segurança #extrusao #medicaodepressao #manutencaoindustrial

Abrir WhatsApp
Estamos online