Sensores de Cor AF16-F / AF26 da Optek
Os modelos AF16-F e AF26 são sensores de cor, altamente precisos, utilizados para medição de cores e de mudanças de cor em diversos ramos industriais. Os sensores são projetados para operação em linha e proporcionam uma reprodutibilidade, linearidade, resolução notáveis e exatos valores de medição de concentração.
Saiba mais sobre os Sensores AF16-F / AF26
✓ Visão Geral
O design modular dos sensores oferece um alto grau de adaptabilidade às diversas exigências do processo. As opções incluem corpos eletropolidos do sensor, a possibilidade de utilização em locais perigosos (à prova de explosão), e materiais resistentes a produtos químicos (janelas de safira, titânio, Hastelloy, etc), bem como modelos para altas temperaturas e para altas pressões.
Absorbância VIS (cor)
A especial lâmpada de tungtênio produz um feixe contínuo de luz, que penetra no meio de processo. A atenuação da intensidade de luz, causada pela absorbância e / ou espalhamento por substâncias dissolvidas e não dissolvidas, é detectada por fotodiodos de silício encapsulados.
Em um determinado comprimento de onda na faixa do visível (385-670 nm) ocorre uma queda na intensidade da luz devido ao aumento da intensidade da cor. Sensores optek medem com escalas de cores diferentes como: Hazen, APHA, ASTM, EBC, Gardner, Saybolt e muitas outras. Além disso, as medições de cores podem ser usadas para a monitoramento preciso de muitas substâncias diferentes, dissolvidas em líquidos. Por exemplo, o aumento do teor de ferro ou de níquel leva a uma coloração amarela de um líquido.
Dois comprimentos de onda
Certas combinações de filtros óticos permitem a focalização em específicos comprimentos de onda para a adaptação à aplicação. Enquanto que o AF16-F utiliza um comprimento de onda, o sensor AF26 possui um divisor de feixe, de modo que é possível medir dois comprimentos de onda simultaneamente.
Se o sensor estiver conectado a um conversor optek Control 4000 ou Control 8000, o segundo comprimento de onda pode ser utilizado para a compensação da turbidez de fundo (variável), assim como para qualquer alteração na intensidade da lâmpada, para garantir a máxima precisão e estabilidade a longo prazo. Em combinação com um comprimento de caminho ótico longo, é possível medir até mesmo a menor alteração de cor.