A medição da DQO é realizada para se determinar a Carga Orgânica dos Efluentes, parâmetro este que interfere fortemente no Tratamento dos Efluentes industriais.

Esta medição no laboratório pode demorar algumas horas, o que impede o gestor de Utilidades ou Ambiental de tomar alguma ação no momento próprio. Um Turbidímetro por Absorbância composto por um Conversor C4000 juntamente com Sensor de Absorbância AS16-N ou AF16-N pode ser instalado na linha do Efluente para realizar esta função.

Necessita ainda definir uma tabela que correlacione a Absorbância x Carga Orgânica, que depende do processo onde o sistema será instalado. Para este fim, lê-se valor da Absorbância (de algumas amostras) no Turbidímetro que é anotado e na sequência estas amostras são analisadas no Laboratório, por meio de medidor próprio para a DQO, sendo o seu resultado lido e registrado na mesma tabela.


Tabela de correlação Abs (“on line”) x DQO (Lab.)

Esta tabela é parametrizada no Conversor do Turbidímetro, que imediatamente passa a apresentar no display e na respectiva saída de 4 ~ 20 mA, o valor instantâneo da DQO.

Benefícios para o usuário

A medição da DQO passa a ser instantânea, propiciando uma tomada de decisão, tanto para corrigir previamente os aditivos químicos do tratamento, quanto para alertar/alarmar a anomalia no momento de sua ocorrência.

Melhora o gerenciamento/tratamento do Efluente
Evita faltas ou excessos de Aditivos Químicos
Aplicação com Alto retorno do Investimento

Instrumento recomendado

Conversor C4000 com Sensor AS / AF16-N

Aplicação Potencial em em efluentes das seguintes Indústrias:

Alimentos e Bebidas
Laticínios
Sucos
Óleos Vegetais Papel
Celulose
entre outras.

Por Roberto Pedroso

Sobre o autor do post:

Roberto Pedroso  é Engenheiro de Aplicação Analítica aqui na Digitrol.

Quer realizar um orçamento com o Roberto? Clique aqui!

Estamos online