A medição de pressão e temperatura em extrusão de plásticos é crítica para a melhoria da eficiência do processo, segurança e qualidade do produto acabado. Em uma extrusora mono ou dupla rosca típica, os transmissores e transdutores de pressão Dynisco são usados para medir a pressão ao longo do canhão, no troca telas, na bomba de engrenagens e na matriz da extrusora. Em cada um destes locais a medição de pressão detecta problemas em potencial e auxilia os operadores a obter um processamento suave. A liderança da Dynisco se iniciou com o desenvolvimento pioneiro do primeiro transdutor para medir a pressão de polímeros durante o processo de extrusão.
Pontos 1, 2 e 3: Medição muito utilizada em pesquisa e desenvolvimento de geometria de roscas, pois permite uma melhor compreensão das características de mistura do polímero no processo.
Ponto 4: Esta medição permite a detecção do entupimento do filtro. Um aumento de pressão antes do filtro pode causar uma perda de carga na matriz e, consequentemente, instabilidades dimensionais.
Pontos 5 e 6: A pressão na entrada da bomba deve ser controlada para garantir que esta esteja sempre preenchida de polímero. O controle é feito por meio de um controlador PID que altera a velocidade da extrusora para garantir o setpoint na entrada. A pressão na saída da bomba é medida para garantir que a diferença entre a entrada e saída não seja muito grande, pois outra forma a habilidade da bomba bombear um volume constante fica reduzida.
Ponto 7: Linha completa de Indicadores e controladores de painel que executam funções de alarme e controle para o processo de extrusão.
Por fim, a cereza do bolo no ponto 8 : Medição contínua e em tempo real do índice de fluidez e a viscosidade aparente do polímero. A unidade de controle reológico RCU é equipada com sinais de saída para alarme e controle, permitindo atuação no processo para correção do índice de fluidez ou da viscosidade.
Conheça os produtos no site da Digitrol:
https://digitrol.com.br/controle-de-extrusao/
Ou escreva para mim: denise.costa@digitrol.com.br
Por Denise da Costa, publicado originalmente no LinkedIn