Água Produzida
Quando o óleo cru e o gás natural são extraídos do chão, constituintes indesejáveis tais como água, areia ou outros contaminantes, são também extraídos. Estes constituintes são separados e a porção de água da separação é conhecida como água produzida. A água produzida conterá algum nível de hidrocarbonos que devem sofrer mais separação antes de ser descartado ou utilizado em operações subsequentes.
Para se atender aos exigentes padrões ambientais e para melhorar o gerenciamento da água, é importante se monitorar a qualidade da água em vários pontos no processo de separação. Os fotômetros em linha da Optek podem ser utilizados para monitorar este processo na plataforma de produção ou nas instalações de tratamento em terra.
Óleo na Separação de Água Produzida
Os sensores para óleo na água da Optek são tipicamente instalados após a filtração ou separação final para se monitorar tanto a eficiência do processo quanto para verificar se o filtrado atende aos padrões ambientais.
Medições
O Sensor de Turbidez TF16-N da Optek pode detectar baixíssimos níveis de óleo através da tecnologia de espalhamento de luz. Devido ao fato desta tecnologia ser muito mais sensível às partículas como as gotículas de óleo na água, ela é a técnica preferida comparando-se com a tecnologia baseada na absorbância. Além disto, os sensores da Optek. diretamente na linha, atende a todas as classificações de área da unidade de produção e podem ser fornecidas com as certificações ATEX, FM.
Benefícios
Os sensores em linha da Optek ajudam a minimizar os custos de reprocessamento pela detecção imediata das alterações da qualidade da água produzida. Ao mesmo tempo, as multas devido à poluição ambiental podem ser eliminadas e a produção pode ser otimizada.